São Raimundo Nonato recebe maior aumento do Fundeb no Piauí

O  Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) é o principal mecanismo de financiamento da Educação Básica pública brasileira. Formado por recursos provenientes dos impostos, transferências dos estados e por uma parcela complementar de recursos federais, o Fundeb é aplicado exclusivamente na Educação Básica e a distribuição de recursos é feita de acordo com o número de alunos matriculados nas redes.

No Estado do Piauí o município a receber o maior aumento do Fundeb foi São Raimundo Nonato. De acordo com a Prefeita Carmelita Castro, desde o ano de 2018, o número de matrículas da rede municipal vem crescendo de forma significativa e ela acredita que isso se deve a confiança que a comunidade está depositando na educação municipal por conta das inúmeras ações que vem sendo realizadas:

“Tratamos a Educação como prioridade na nossa gestão. Não teve perseguição política, nós indicamos os profissionais para os cargos de acordo com a competência de cada um. Revitalizamos e estruturamos  todos os prédios escolares, entregamos material didático e merenda escolar de qualidade, adquirimos mais ônibus escolares com monitoras para a segurança dos alunos, demos fim as salas multisseriadas, material gráfico disponível em todos os níveis, implantamos o horário pedagógico, implantamos no calendário anual das escolas o Sarau Literário, que é uma das formas de incentivo a arte e a leitura, realizamos cursos de capacitação para professores e toda equipe técnica, investimos na formação continuada e como consequência tivemos o aumento no Índice da Educação Básica dos municípios (Ideb)”, disse a gestora.

O resultado final do Censo Escolar da Educação Básica 2020, dados esses que são utilizados como referência para a distribuição do Fundeb para os municípios, foi publicado pelo Ministério da Educação no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 31 de Dezembro.  O objetivo para a distribuição desses recursos é auxiliar os gestores municipais para as tomadas de decisões de início de gestão.

“O aumento desses recursos vai proporcionar mais investimentos na Educação do nosso município. É um ganho para nossa cidade, para os profissionais da área educacional e principalmente para os estudantes da rede pública municipal”, disse Carmelita Castro.