Mapa Cultural de São Raimundo Nonato – PI – 2023

Mapa Cultural de São Raimundo Nonato – PI – 2023

A Secretaria Municipal de Cultura em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura realiza o cadastro de artistas, agentes, mestre(a)s, grupos, espaços e eventos culturais para o Mapa Cultura de São Raimundo Nonato-PI.

O que é o Mapa Cultural?

O Mapa Cultural é um instrumento de reconhecimento e gestão da política cultural do município. O cadastro no mesmo permitirá o levantamento, identificação e registro de informações sobre os diversos fazeres culturais, espaços, equipamentos, empresas e eventos culturais, possibilitando um diagnóstico sobre o segmento no Município.

Para que serve? (Objetivos)

O Mapa Cultural visa cadastrar artistas, agentes, mestre(a)s, grupos, espaços e eventos culturais, com o intuito de atender as legislações e instrumentos legais que necessitam de comprovação da inscrição e homologação dos trabalhadores da Cultura e de quem participa da cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais. O cadastro possui também a proposta de fornecer indicadores culturais que irão auxiliar no planejamento e na avaliação das políticas culturais do município, já sendo um passo na preparação para a IV Conferência Municipal de Cultura, que ocorrerá neste ano de 2023. Desta forma, as informações contidas nos cadastros irão servir como fonte de consulta e pesquisa sobre o segmento cultural do município. Além disso, a partir desse cadastro os artistas, agentes e grupos cadastrados receberão a Carteira Municipal de Artista/Agente/Grupo.

A iniciativa do Mapa Cultural também auxiliará no processo de aplicação das Leis Federais de Incentivo à Cultura previstas para 2023 e 2024.

ATENÇÃO: O Cadastro NÃO garante recebimento de recursos.

Quem pode se cadastrar?

Toda pessoa física residente em São Raimundo Nonato, desde que comprove sua atuação na área cultural. Trabalhadores que participam de cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais (artistas, produtore(a)s, técnicos, curadore(a)s, oficineiro(a)s, mestre(a)s da cultura, professore(a)s de escolas de arte e capoeira, etc.). Podem se cadastrar também: espaços culturais e artísticos; centros religiosos de matriz africana e indígena; microempresas e pequenas empresas culturais; organizações culturais comunitárias, cooperativas e instituições culturais, grupos, associações, coletivos, eventos, festas populares, feiras tradicionais.

Por que devo me cadastrar?

Através do cadastro no Mapa Cultural você terá o reconhecimento de sua atuação na área cultural do município. Seu cadastro ficará salvo no banco de dados da Secretaria Municipal de Cultura, servindo como fonte de pesquisa sobre o seu fazer cultural, facilitando na concorrência de editais, concursos e outros benefícios municipais que possam haver. Além disso, é através do cadastro que os artistas, agentes e grupos poderão receber a Carteira Municipal, a qual é um instrumento que comprova a atuação cultural dos artistas, agentes ou grupos, sendo uma ferramenta importante para concorrer a editais municipais, estaduais e federais.

Como faço o meu cadastro?

Para se cadastrar no Mapa Cultural de São Raimundo Nonato, o(a) interessado(a) deverá preencher um dos formulários disponíveis nesta página. Logo abaixo você deverá identificar o segmento que atua e se inscrever no formulário próprio, clicando no link disponível.

As informações solicitadas no cadastro abordam desde dados pessoais e as atividades culturais exercidas pelo cadastrante.  Após a inscrição, o cadastro será avaliado pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura responsável pelo Mapa Cultural.

Os cadastros estão divididos em 06 segmentos: I) Pessoas físicas/agentes; II) Grupos/ Associações; III) Espaços/Equipamentos/Empresas; IV) Centros Religiosos de Matriz Africana e Indígena; V) Griôs (Mestres/Mestras da Cultura); VI) Festas/Eventos/Feiras.

Veja aqui o passo a passo de como fazer o cadastro: 

DICAS EXTRAS:

  • Reserve um tempinho na sua agenda só para fazer seu cadastro. Você levará de 30 a 40 minutos para preenchê-lo;
  • Documentos necessários: Cópias do RG, CPF e comprovante de endereço/residência, e comprovações documentais das atividades culturais que realiza (portfólio, imagens, fotos, documentos, publicações em meios de comunicações);

Observação: Caso você não tenha comprovações documentais da atividade cultural que realiza, haverá o espaço para você descrevê-la de forma autodeclaratória.

  • Se durante o cadastro você precisar dar uma pausa, as informações que você já respondeu ficarão salvas.

IDENTIFIQUE ABAIXO O SEGMENTO QUE VOCÊ ATUA E CLIQUE NO LINK DISPONÍVEL PARA FAZER O CADASTRO:

  1. I) Pessoas físicas/agentes: É o trabalhador(a) da cultura que participa da cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais (incluídos artistas, agentes, contadore(a)s de histórias, produtore(a)s, técnicos, curadore(a)s, oficineiro(a)s e professore(a)s de escolas de arte e capoeira, etc.).

Link para cadastro: https://forms.gle/dszH6rgPm6mveNfX9

  1. II) Grupos/Associações Culturais: Conjunto de agentes e pessoas com objetivos e interesses comuns (retrabalham, interpretam e apresentam) e praticam atividades ligadas a cultura: grupos, coletivos, associações, bandas, conjuntos, coral, orquestra, blocos e escolas de samba, grupos tradicionais e populares, folias, sociedades musicais, etc.

Link para cadastro: https://forms.gle/coVUZ4Xy51m5xV8q9

III) Espaços/Equipamentos/Empresas: Compreendem-se como espaços e equipamentos culturais todos aqueles organizados e mantidos por pessoas, organizações da sociedade civil, microempresas e pequenas empresas culturais, organizações culturais comunitárias, cooperativas com finalidade cultural e instituições culturais, com ou sem fins lucrativos, que sejam dedicados a realizar atividades artísticas e culturais.

Link para cadastro: https://forms.gle/Y7bFUFHA16bXdv839

  1. IV) Centros Religiosos de Matriz Africana e Indígena: Popularmente chamados de terreiros, roças, casas, batuques, tendas, dentre outros nomes, são os locais onde se realizam os cultos cerimoniais e as oferendas. Atendendo as ações previstas no Plano Municipal de Cultural de São Raimundo Nonato para as comunidades tradicionais, esse cadastro visa realizar o mapeamento colaborativo e histórico dos terreiros e demais comunidades tradicionais do Município, que Segundo o inciso VIII, art. 28 da legislação, são grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral, econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.

Link para cadastro: https://forms.gle/YFM8CJSSDrNfeski6

  1. V) Griôs (Mestres/Mestras da Cultura): Griô ou Mestre(a) é todo(a) cidadão(ã) que se reconheça e seja reconhecido(a) pela sua própria comunidade como herdeiro(a) dos saberes e fazeres da tradição oral e que, através do poder da palavra, da oralidade, da corporeidade e da vivência, dialoga, aprende, ensina e torna-se a memória viva e afetiva da tradição oral, transmitindo saberes e fazeres de geração em geração, garantindo a ancestralidade e identidade do seu povo. Griô não é um segmento cultural, mas uma definição ampla e universalizante, e este cadastro em especial tem o objetivo de realizar um levantamento para a emissão dos Certificados de Griôs, que serão entregues durante o III Encontro de Griôs neste ano de 2023.

Link para cadastro: https://forms.gle/Rq561rGbGpYz9Cxf8

  1. VI) Festas/Eventos/Feiras: As feiras populares são os lugares públicos onde se realizam atividades de exposição e venda, de caráter periódico. As festas populares são “atividades caracterizadas pelo poder associativo. Incorporando as esferas de lazer, entretenimento e tradição, e possibilita a aproximação da comunidade, sendo divertimento que reaviva velhas tradições, reforça laços de origem, mas também incorpora novos elementos e anseios”. Pode referir-se a um objeto sagrado ou comportamentos profanos. Os eventos artísticos e culturais englobam uma série de formatos, caracterizando desde eventos técnicos aos de entretenimento, desde que da área cultura-artística: festival, encontro, sarau, mostra, convenção, ciclo, exposição, jornada, seminário, congresso, simpósio, fórum, oficina, jornada, conferência, parada e desfile.

Link para cadastro: https://forms.gle/VgCKBJtyJDfLicYF8

 

Dúvidas?

Em caso de dúvidas, sobre o cadastro em geral, entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultural através do e-mail: culturasrnpi@gmail.com

 

Mais informações sobre as políticas culturais do Município e sobre a atuação da Secretaria Municipal: Linktr.ee/CulturaSRNPI