Prefeita Carmelita Castro visita áreas de algodão na comunidade novo zabelê
A prefeita Carmelita Castro, esteve visitando o Projeto de Algodão na comunidade Novo Zabelê.
O principal objetivo da visita foi conhecer os processos de recebimento do algodão em caroço, pré limpeza, limpeza definitiva, corte e extração da fibra têxtil, extração do caroço do algodão para indústria de esmagamento e extração de óleo.
O algodão produzido na comunidade que se tornou um dos maiores destaques dos agricultores da localidade. O produto produzido no Piauí é exportado para a Espanha. A produção de algodão orgânico tem um papel especial na cultura local porque os associados fazem um resgate de uma cultura que era dos seus pais e avós, e também pelo valor econômico da pluma.
A prefeita Carmelita Castro, firmou que o cooperativismo faz parte da cultura do povo São Raimundo Nonato e que o governo municipal está à disposição dos produtores para fomentar toda e qualquer oportunidade de geração de renda.
Na oportunidade os agricultores receberam uma capacitação dos técnicos da Embrapa Algodão, José Geraldo, Fábio Aquino, Gildo Pereira e Geraldo Oliveira que foram os facilitadores da capacitação, orientando a marcação das curvas de nível, a distribuição das faixas e o plantio de algodão.
A Associação dos Produtores e Produtoras Agroecológicos do Semiárido Piauiense – APASPI, possui certificação e cadastro no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO), as famílias estão aptas a vender seus produtos no mercado orgânico do Brasil inteiro, agregando valor à sua produção e oferecendo aos consumidores produtos de qualidade. As famílias receberam a certificação para o algodão, produzidos em consórcios agroecológicos, onde tiveram apoio do Projeto Dom Helder Camara em parceria com a Embrapa Algodão.
Associação agrega valor à produção
A Associação dos Produtores e Produtoras Agroecológicos do Semiárido Piauiense – APASPI é a única do estado do Piauí credenciada no Ministério da Agricultura e cobre todo semiárido piauiense, com dois escopos: animal e vegetal. Ela foi criada em agosto de 2012. Com sede no assentamento Novo Zabelê, município de São Raimundo Nonato, fica situada às margens da PI-140, a 10 Km da cidade.
Aproximadamente 31 agricultores familiares da APASPI estão certificados. A certificação garante aos agricultores a possibilidade de comercializar seus produtos com uma maior agregação de valor monetário, contudo a qualidade dos produtos, a valorização do trabalho do agricultor familiar e convivência equilibrada com o meio ambiente são as maiores riquezas.
Dentre os vários aspectos que motiva os agricultores para a adesão ao trabalho, merece destaque o descaroçamento do algodão pelos próprios agricultores/as e a garantia de comercialização da produção por um preço justo.
O projeto é financiado pela Fundação Banco do Brasil e Fundação BNDES que visa fortalecer as atividades do projeto. O projeto dispõe de um caminhão-baú, máquinas para descaroçar algodão e máquina de extrair óleo de algodão.
Estiveram presentes na visita, Produtores de Algodão da comunidade, Secretário Municipal de Agricultura, George Ribeiro, Secretário Municipal de Meio Ambiente, André Landim, Secretária Municipal de Educação, Nailer Castro, Vereador Jean e alunos da Escola Família Agrícola Serra da Capivara.