São Raimundo Nonato realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef e fortalece políticas públicas para crianças e adolescentes

Na manhã desta terça-feira, 28, foi realizado o 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef de São Raimundo Nonato, momento em que representantes de diversos segmentos da sociedade se reúnem para avaliar o contexto local e debater ações voltadas para o fortalecimento das políticas públicas destinadas às crianças e adolescentes sãoraimundenses.

O evento aconteceu no auditório Centro Diocesano, com público reduzido, seguindo as medidas de controle da pandemia e contemplou a apresentação da metodologia e diagnósticos situacionais do Selo Unicef – Edição 2021-2024, dos diagnósticos situacionais e socialização dos grupos de trabalho, além das apresentações dos alunos da U.E. em Tempo Integral Fontenele, e das U.E. João Braz do Rosário (Comunidade Lagoa da Firmeza) e U.E. José Pereira Bons Olhos (Comunidade Lagoa das Emas), representando as Comunidades do Quilombo Lagoas.

Na oportunidade, os membros do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), apresentaram o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes. Em seguida, foram discutidas, de maneira participativa, formas de alcançar os sete resultados sistêmicos do Selo Unicef para melhorar os indicadores sociais do município.

O 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef contou com a participação do vice-prefeito Rogério Castro; dos secretários municipais Valdenia Costa (Trabalho e Assistência Social), Jussival Júnior (Saúde), Fernanda Lima (Cultura), Melissa Macedo (Juventude); da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Cléia Pereira; da Gerente Regional de Educação, Mariné Ribeiro, o Conselho Tutelar; AMA-TE; ASADEF; da articuladora municipal, Déborah Gonçalves; membros da Comissão Intersetorial do Selo Unicef; agentes públicos e comunidade em geral.

Ao aderir ao Selo Unicef, o município de São Raimundo Nonato assume compromisso de colocar a população infanto-juvenil como protagonista dos nossos esforços e decisões, através de um trabalho focado e estruturado no incremento de políticas públicas, por meio de ações intersetoriais, que integram profissionais das Secretarias Municipais do Trabalho e Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura, Juventude.