Secretária da Assistência Social fala sobre ações desenvolvidas no ano de 2020

A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), que tem a frente a secretária Altícia Ribeiro, divulgou nesta terça-feira (05) o balanço das ações desenvolvidas durante o ano de 2020. Segundo a gestora, as ações executadas desde o início da pandemia foram bastante significativas para a sociedade.

“Esse ano de dois mil e vinte foi um ano muito difícil para todos e a equipe da Secretaria da Assistência Social teve todo o cuidado para continuar executando as suas ações de forma que aquelas pessoas que eram acolhidas diariamente no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), como as demais que são assistidas pela equipe da pasta, não fossem abaladas psicologicamente com toda essa situação, foi então que surgiu a ideia de executar o projeto ‘Amor Delivery’, disse a secretária”.

O objetivo desse projeto (Amor Delivery) foi levar atenção, carinho e muito amor para crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), idosos e integrantes da Associação de Deficientes Físicos de São Raimundo Nonato (Asadef). A equipe da Semtas, composta por assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais, visitou a residência dessas pessoas levando mensagens de motivação e entregando kits contra o novo coronavírus, contendo máscaras e álcool em gel.

 

 

 

 

 

 

 

 

Além disso, às famílias carentes do Cadastro Único, um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda,  receberam cestas básicas, que somam mais de 12 mil, entregues somente durante este ano de 2020.

 

Segundo Altícia Ribeiro, as gestantes e crianças também vem recebendo total apoio, recebendo kits de enxoval, e tendo a presença dos visitadores que fazem parte da equipe do Programa Criança Feliz, um programa do Governo Federal, que em São Raimundo Nonato é coordenado pela terapeuta Lêna Macêdo. Trata-se de uma ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral.

De acordo com a Prefeita Carmelita Castro, apesar dos desafios do ano de 2020, a gestão dedicou-se ainda mais ao assistencialismo. “Apesar do ano de 2020 ter sido um ano cheio de desafios, nós buscamos aproximar ainda mais a pasta de Assistência Social da população, então intensificamos os programas e executamos todos os projetos que foram possíveis executar nesta pandemia e tudo isso trouxe um resultado positivo para aquelas famílias mais carentes, bem como para a Semtas e para a administração municipal”, disse Carmelita.