Senador destina 4,7 milhões para barragem de São Raimundo Nonato

A Prefeita Carmelita Castro visitou na manhã desta segunda-feira (04)juntamente com o Senador Ciro Nogueira, Deputada Federal Iracema Portela, Deputado Estadual Hélio Isaías, vereadores e demais autoridades das cidades da região da Serra da Capivara, a barragem Petrônio Portela, situada na localidade Onça, zona rural de São Raimundo Nonato.

Durante a visita o senador Ciro Nogueira anunciou que serão destinados 4,7 milhões de reais para investir na barragem.

“Aqui serão investidos quatro milhões e setecentos mil reais, para serem investidos em ações preventivas e controle de desgates ambientais, que serão executados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Defesa Civil”, disse o senador.

Diante do pronunciamento do senador, a prefeita Carmelita Castro falou sobre a importância desse investimento.

“Essa ação será muito importante para evitar possíveis desastres ambientais, que na maioria das vezes, são provocados por motivos que poderiam ser evitados. Sabemos que a presença de uma estrutura precária, e até mesmo uma ausência de manutenção qualificada, podem ser as principais responsáveis por muitos acidentes e tragédias semelhantes a que aconteceu em Brumadinho. Agradeço o nosso senador Ciro Nogueira, bem como ao Governo do Estado por estarem envolvidos nessa ação tão importante para o meio ambiente e para a população da região da Serra da Capivara”.

A Barragem Petrônio Portela nasceu em outubro de 1984, com a finalidade de propiciar abastecimento humano e animal, irrigação, produção de pescado e lazer. Constituindo-se um dos mais belos cartões postais do município. Sua construção teve início após assinatura do convênio no PGE 07/84, firmado entre o DNOCS e o Governo do Estado. A obra forma um lago de 4.500 ha que se estende ao longo de 14 km do rio Piauí, a partir do eixo da barragem, acumulando 181.248 milhões de m³ de águas (DNOCS, 2003). Dada a grande importância que a Barragem Petrônio Portela representa para São Raimundo Nonato e municípios circunvizinhos, realizou-se um diagnóstico Ecoturístico e Ambiental, traçando o perfil da área e subsidiando o aproveitamento sustentável através da atividade ecoturística.

Por Marília Lelis