Ação nas escolas da rede municipal melhora saúde bucal das crianças

O Programa Saúde na Escola, levou orientações para estudantes da Unidade Escolar Madre Lúcia sobre como cuidar bem dos dentes e tem contribuído decisivamente nas escolas da rede municipal de São Raimundo Nonato para melhoria no índice que mede a saúde bucal. A atividade foi desenvolvida pelos profissionais de odontologia Dra. Alva Celi Assunção e a auxiliar Maria Auxiliadora, Dr. Rafael Nascimento e a auxiliar Cleide Castro da Secretaria Municipal de Saúde.

Nesse trabalho, os profissionais de odontologia realizam visitas periódicas nas escolas municipais, onde oferecem o exame bucal – também chamado de triagem – para avaliar as condições de saúde e avaliar a necessidade de tratamento dentário.

Durante a visita a cada escola, o profissional dá aos estudantes orientações diversas sobre saúde bucal, como escovar os dentes corretamente e realiza aplicações tópicas de flúor. Para reforçar o trabalho de prevenção, a equipe médica também da atenção especial para orientar profissionais da educação, pais e monitores que atuam junto às crianças.

O programa também exercita a prática da escovação para que as crianças aprendam desde pequenas a forma correta de cuidar da higiene bucal. A escovação dentária quando bem feita é um dos melhores meios para se evitar a cárie e as doenças gengivais.

Todos os alunos cujo exames apontam problemas são direcionados para tratamento odontológico na unidade de saúde mais próxima da residência do aluno.

Programa

A Secretaria Municipal de Saúde – SMS conta com o Programa de Saúde Bucal que designa dentistas às escolas para dar palestras a pais, alunos e professores, realiza orientação de higiene bucal, escovação supervisionada, aplicação de flúor e exame epidemiológico para classificação de risco.

Fechar