Confirmadas atrações da primeira edição da Ópera da Serra da Capivara

A produção da Ópera da Serra da Capivara confirmou as atrações da primeira edição do evento que vai acontecer entre os dias 23,24 e 25 de julho, na “Praça do Abrigo”, em São Raimundo Nonato, e entre os dias 27,28 e 29 de julho, no anfiteatro da Pedra Furada, na Serra da Capivara.

No dia 23 o espetáculo da Ópera na Cidade será aberto pela cantora e compositora curitibana Raissa Fayet. Raissa possui como tema central e musical do seu trabalho, a defesa das populações indígenas e das reservas naturais. Traz no currículo a participação em diversos festivais em áreas de preservação, tendo como último trabalho a participação em um evento na Chapa dos Veadeiros, em Goiás.

Outra grande apresentação do dia 23 será a peça teatral “Nos tempos de Gungunhana com Klemente Tsamba”. A peça é baseada em narração de contos contados e cantados com a graça e o ritmo tradicional de Moçambique.

No dia 24 será a vez do Grupo Harém de teatro, de Teresina, dá show com a peça teatral UM BICO PARA VELHOS PALHAÇOS. A peça aborda o tema da competição acirrada entre as pessoas e também as condições e parcas oportunidades de trabalho para idosos em nossa sociedade contemporânea. Uma proposta de reflexão às gerações futuras.

No último dia, 25 de julho, a população irá prestigiar a peça teatral HISTÓRIA DE LENÇOS E VENTOS, da Escola de Teatro Gomes Campos, de Teresina. A história foi escrita pelo artista plástico, educador, diretor, autor e ator de teatro Ilo Krugli, e traz toda a magia e complexidade do universo infantil, recriando momentos de surpresa, medo, coragem, amor e solidariedade.

A primeira noite da Ópera na Pedra Furada, será dia 27 de julho com o cantor Lenine, recifense, carioca, brasileiro, com mais de trinta anos de carreira. O cantor trás em suas composições influências de manifestações culturais do Brasil e os inúmeros gêneros musicais. Depois de Lenine, é a vez do Trio Que Chora, formado pelas instrumentistas Marta Ozzetti (flauta), Rosana Bergamasco (violão sete cordas) e Cássia Maria (percussão e voz) se apresentar. Além da flauta, do violão de sete cordas e do pandeiro, o Trio utiliza em suas apresentações, uma variedade de instrumentos de percussão e também cantam músicas tradicionais da MPB.

No dia 28 o público vai assistir a Bossa na Pedra, com Veikko Von Furstenrencht que toca samba, bossa, e confecciona vários instrumentos do samba como cavaquinho, tãntã, cuíca, surdo de corte, treme-terra e maracanã, repique de mão, ganzá e pandeiro. Em seguida terá a apresentação do grupo Quartchêto. O grupo viaja com refinamento e bom humor por xotes, vanerões, chamamés, chacareras, milongas, rancheiras e bugios. São estas composições próprias do grupo, em shows vibrantes, que tem conquistado o Brasil. O Público confere também o show do grupo Casuarina, formado por amigos que levam o samba Made in Brazil a várias partes do planeta.

O último dia do evento, dia 29 de julho, será marcado pela apresentação de Chico Terto, que traz um espetáculo chamado “Para Além das Estrelas”. Baseado em trilha sonora original, o espetáculo apoia-se na geografia natural do local. Por meio de vários elementos de palco, sons, música e luz, faz uma recriação do testemunho das experiências culturais das Américas. O evento será encerrado com a apresentação de Nicolas Krassik que reunindo jazz, choro, samba, forró (e até influência do rock); fará um show vibrante com técnica e emoção, feito para ouvir e dançar.