Dia Internacional da Juventude é marcado por evento cultural em São Raimundo Nonato

 

O Dia Internacional da Juventude é celebrado anualmente em 12 de agosto. Para celebrar a data, a prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude realizou o evento “Jovem aonde você quer chegar”.

O evento aconteceu neste domingo (12) no Centro Cultural Abrigo e contou com a presença de um público de diferente faixa etária que presenciou apresentações musicais, palestras, poesias, dentre outras.

De acordo com a prefeita Carmelita Castro o principal objetivo do evento é focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta.

“Os Jovens de hoje são o futuro  e vão ser aqueles em que outros jovens irão se espelhar, por isso esse evento, em homenagem ao dia internacional da juventude. A Data de 12 de Agosto busca exatamente conscientizá-los sobre a importância que têm na sociedade. Então fica esse questionamento para a reflexão da juventude, aonde eles querem chegar? O que eles buscam para melhorar a sociedade? para melhorar o nosso país?, é esse nosso objetivo. Levar essa reflexão para eles, além de claro, dá vez e voz, para que eles possam mostrar seu trabalho, uma vez que temos muitos talentos aqui em São Raimundo Nonato”, afirmou a gestora.

Na Oportunidade teve ainda o concurso melhor voz, em que jovens disputaram um violão, como incentivo a música. Segundo o Coordenador da Juventude, Mayron Galvão foi um momento eclético e apenas o primeiro evento de muitos que virão. “Esse evento foi muito importante, principalmente por celebrar parcerias, pois não basta que apenas a prefeitura tome a iniciativa, é de fundamental importância firmar essas parcerias. Essa foi a primeira edição de muitas que virão para enaltecer os jovens e valorizar ainda mais a juventude. Muitos foram os parceiros que abraçaram essa causa e acredito que seja um grande passo para a construção de uma juventude participativa no nosso município. Foi uma noite eclética, em que vimos várias apresentações que foram desde o forró ao Pop Rock. Agradeço a nossa prefeita, Carmelita Castro, a organizadora do evento, Bete Galvão, que não mediu esforços para que o evento acontecesse e principalmente a todos os jovens que foram parceiros desse evento e também as secretarias da Saúde e Educação, que também foram nossos parceiros”, disse o coordenador.

O Concurso melhor voz teve como jurado o secretário municipal do Meio Ambiente, André Landim, os
professores Genesis Naum e Isabel Cristian e o pastoral da saúde Mikael Assis, que elegeram o cantor Wellington Castro como melhor voz, ficando em segundo lugar a cantora Lívia Pereira e em terceiro a cantora  Fernanda Lima.

O Dia Internacional da Juventude foi criado, originalmente, através da resolução 54/120, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal.

A Assembleia Geral da ONU decretou o ano de 2010 como “Ano Internacional da Juventude”, período em que foram debatidos diversos assuntos relacionados com o tema “Diálogo e Compreensão Mútua”.

Fotos: Joaquim Neto

WhatsApp chat