Escolas da Rede Municipal realizam plenária sobre a Proposta Curricular Municipal de Ensino

As equipes das escolas e creches da rede municipal de ensino de São Raimundo Nonato realizaram entre os dias 16 e 23 de abril, plenárias com a participação dos pais de alunos, alunos, professores e demais funcionários para apresentar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as principais mudanças que esse documento promoverá na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

A Secretaria Municipal de Educação está elaborando a Proposta Curricular Municipal, por meio de um grupo de professores e coordenadores, de acordo com as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

A Proposta Curricular Municipal tem como objetivo organizar e direcionar as práticas curriculares na escola, adequando às realidades educacionais estaduais e municipais, valorizando aspectos culturais e metodologias adequadas ao ensino na região.

Segundo a coordenadora da proposta, Silmara Oliveira Silva, “os trabalhos para a elaboração desse documento tiveram início em junho de 2018 e conta com a participação de uma equipe de redatores (professores da rede municipal de ensino), analisando, observando e desenvolvendo propostas de atividades à luz da BNCC, mas adequadas à realidade do município”.

“Agora estamos na reta final de elaboração do documento e essas reuniões plenárias estão sendo realizadas nas escolas com o objetivo de apresentar aos gestores, professores, pais de alunos, alunos e instituições ligadas à educação, a versão preliminar da proposta, destacou Silmara Oliveira”. Posteriormente, o parecer das escolas municipais será enviado para a Secretaria Municipal de Educação.

A participação da família no ensino aprendizagem dos alunos e o envolvimento em atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, é fundamental para que possamos garantir o direito de aprender aos alunos.

Segundo diretores e coordenadores pedagógicos as reuniões plenárias representaram um momento único, pois tiveram a participação ativa dos pais, que contribuíram com os seus depoimentos e sugestões.