Prefeita Carmelita Castro estuda implantação de escola cultural em São Raimundo Nonato

 

 

A Prefeita Carmelita Castro, se reuniu na manhã desta segunda-feira (05) no Centro de Artesanato Mestre Dezinho em Teresina, com o diretor da Escola Estadual de Dança Lenir Argento, Datan Izaká, em pauta, a possibilidade de instalar uma escola cultural no município de São Raimundo Nonato.

“Nossa gente ama cultura, ama a música, teatro, dança,  e eu tenho vontade de fortalecer essas artes em São Raimundo Nonato. Muitas vezes,  jovens e até mesmo os pais  me abordam nas ruas da cidade me fazendo esse pedido, então, estou em busca de tornar esse nosso sonho uma realidade”.

Durante o encontro com o diretor Izaká, Carmelita apresentou suas ideias ao coreógrafo, conheceu todas as repartições da instituição e não exitou em questionar se a possibilidade de levar um corpo docente artístico para sua cidade seria possível.  

“Estou muito ansiosa para que tudo isso aconteça, fico imaginando aquelas menininhas das escolas municipais dançando ballet, os grupos musicais de jovens e idosos ensaiando,  e tudo isso crescendo, crescendo e se fortalecendo, e assim surgindo grandes grupos artísticos em São Raimundo Nonato; e principalmente, desejo que essa escola cultural seja um ponto de apoio para os jovens, para que se ocupem após a escola, para que desenvolvam o seu melhor no mundo artístico e não precisem ir ás ruas, não precisem desperdiçar seu tempo com álcool e outras drogas, mas sim fazendo arte”, afirmou a gestora.

A  idéia de Carmelita Castro é que a instituição funcione no prédio hoje conhecido como Galpão da Juventude, nas proximidades dos bairros Cipó e Portelinha.

“Vim convidar o Datan Izaká pra ir até São Raimundo Nonato, conhecer de perto o espaço e assim traçar planos para agilizar esse sonho. Ele vai me dizer o que precisa naquela local, o que terá que ser feito e com fé em Deus, tudo ocorrendo bem, dentro dos trâmites legais, iremos concretizar esse sonho que não é apenas meu, mas de muitos são-raimundeses”.

Datan assumiu a direção da Escola Estadual de Dança Lenir Argento pela primeira vez no ano de 2011, deixou o cargo em 2014 e o retomou em 2015. Atualmente dá aulas e é responsável pelo projeto Redemoinho de Dança que permeia a formação de artistas e professores. O corpo de ballet dirigido por Datan Izaká participou das três edições da Ópera da Serra da Capivara, um festival de cultura que acontece anualmente no mês de julho no Parque Nacional da Serra da Capivara. Sobre implantar uma escola cultural em São Raimundo Nonato, Izaká não disfarçou a felicidade em participar desse projeto: “Nossa, é maravilhoso! Você não tem noção do impacto que ações como essas causam na vida das pessoas”.

A ida do coreógrafo para São Raimundo Nonato está prevista para a terceira semana de agosto.

 

Marília Lélis

Jornalista/ Assessora de imprensa (086 99806 2297/ 086 981656585)