Secretaria de Educação promove formação de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

Entre os dias 31 de julho, 01 e 02 de agosto, a Secretaria de Educação de São Raimundo Nonato realizou uma programação diversificada de formação para professores, coordenadores pedagógicos e gestores das creches e escolas municipais.

Além do planejamento pedagógico que ocorreu em todas as creches e escolas, a formação continuada teve como objetivo capacitar os profissionais de acordo com a proposta pedagógica da educação municipal e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Outro tema que foi apresentado e discutido nas capacitações diz respeito às avaliações externas, a exemplo do SAEB 2019.

No dia 31 de julho, professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano) de todos os componentes curriculares e coordenadores pedagógicos participaram de grupo de estudos, reflexão e planejamento sobre temas como a BNCC e a prática em sala de aula, avaliação da aprendizagem e avaliações externas.

Encontro com professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e coordenadores pedagógicos

Outra questão discutida durante o encontro foi sobre o trabalho em rede a partir da utilização de sequência didática em todas as turmas do Ensino Fundamental (anos iniciais). Com essa proposta, pretende-se que a Secretaria de Educação, por meio das coordenações técnicas de cada área, acompanhe com mais eficiência o trabalho realizado nas escolas.

Já no dia 01 de agosto, os professores e equipes gestoras das Escolas de Tempo Integral receberam formação sobre os “Limites e Possibilidades da Escola de Tempo Integral”, além de duas oficinas sobre Componentes Curriculares e Projetos Pedagógicos. A formação aconteceu durante todo o dia na U.E. de Tempo Integral Elzair Rodrigues de Oliveira (Novo Zabelê), reunindo professores desta escola e das Unidades Escolares de Tempo Integral Fontenele e Joaquim Horácio Ribeiro (Novo Zabelê).

Professores e dupla gestora das Escolas de Tempo Integral

No mesmo dia, as coordenações técnicas de Língua Portuguesa e de Matemática, se reuniram dos os professores dos respectivos componentes curriculares para refletir sobre a avaliação da aprendizagem e avaliações externas, além de receberem orientações sobre a utilização de sequências didáticas e da aplicação de simulados.

Encontro com professores de Matemática do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano)

Encontro com professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano)

Por fim, no dia 02 de agosto, as coordenadoras da Educação Infantil realizaram diversas oficinas sobre a “Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil”. Professores e cuidadores participaram do encontro e também socializaram as suas experiências com o trabalho em rede a partir da utilização de sequências didáticas.

Formação para professores e cuidadores da Educação Infantil

“Estamos investindo em formação de professores, pois acreditamos que, além de ser um direito desses profissionais, é também um caminho para que possamos garantir uma educação de qualidade aos nossos estudantes. Ao longo de todo o ano letivo, a Secretaria de Educação tem realizado encontros formativos para estudo e reflexão sobre a BNCC, as habilidades da Prova SAEB 2019, além de oficinas que contribuem bastante com o processo de ensino-aprendizagem. Sabemos que esse processo é gradativo, como tudo na educação, os resultados não são imediatos, mas já percebemos uma mudança positiva em relação ao trabalho realizado nas escolas. Os professores estão mais motivados, engajados e próximos da Secretaria de Educação, essa troca de experiências e de saberes é fundamental para que possamos avançar na educação municipal”, pontuou Silmara Oliveira, Secretária de Educação.

WhatsApp chat