Semtas realiza em homenagem ao dia mundial dos idosos

A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) realizou uma nesta nesta quinta-feira (25) em homenagem ao dia do idsoso, que é comemorado no dia 1° de Outubro. Durante o evento a turma da terceira idade se divertiu com apresentações, músicas e danças, além de serem presenteados com brindes.

Para a Secretária do Trabalho e da Assistência Social, Alticia Ribeiro, o momento é uma forma de chamar atenção da sociedade para a importância e valor da pessoa idosa. ” Esse evento, além de proporcionar mais lazer aos idosos, é uma forma de alertar a sociedade para a importância dessas pessoas, que são as que mais passam tempo sozinhas, muitas vezes estão longe dos familiar ou até mesmo abandonados em lares de terceira idade ou em casa. Não podemos esquecer que os idosos são pilares no seio da família, são responsáveis pela transmissão de valores ,e  conhecimentos aos mais novos” disse a secretária.

Toda a equipe que compõe a Semtas contribuiu para que o momento fosse de total lazer para as pessoas da terceira idade.

Dia Internacional do Idoso

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente em 1 de outubro.

Este dia foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

Sobre o dia do Idoso no Brasil

No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.

O fato é que, com a criação do Estatuto do Idoso, em 2003, o Brasil começou a incorporar à sua jurisprudência resoluções de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Sabe-se que, em 1982, a ONU elaborou, em Viena, na Áustria, a primeira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento. Dessa Assembleia, foi elaborado um Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento que tinha 62 pontos, os quais passaram a orientar as reflexões, legislações e ações posteriores a respeito do idoso.

WhatsApp chat