Secretaria de Saúde promove palestras e tira dúvidas sobre a Hanseníase

A Secretaria de Saúde de São Raimundo Nonato está promovendo entre os dias 25 e 31 de janeiro, palestras nas Unidades Básicas de Saúde do município para mostrar que Hanseníase tem cura. Enfermeiros, técnicos e agentes de saúde estão tirando as principais dúvidas da população, que por muitas vezes, por falta de conhecimento, pessoas que tem esta doença sofrem bastante preconceito.

Nesta última quinta-feira (26), a palestra aconteceu na Localidade Novo Zabelê. O público, entre eles, jovens, crianças, adultos e melhor idade, estavam todos atentos com a palestra que contou com a presença do Secretário de Saúde, Jussival Junior.

O que é a Hanseníase? Quais os sintomas? Existe tratamento? Como posso me prevenir? Essas foram as perguntas mais freqüentes de quem participou das palestras.

Jussival explicou, que mesmo que a campanha vá até o dia 31 de janeiro, a Secretaria de Saúde estará sempre à disposição da população para qualquer dúvida.

O que é Hanseníase?

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.

Sintomas de Hanseníase

Os sintomas da hanseníase incluem:- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Tratamento de Hanseníase

A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

Prevenção

É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da hanseníase e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção da hanseníase baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.