Campanha de prevenção e combate à Hipertensão tem início nos Postos de Saúde

A Secretária de Saúde de São Raimundo Nonato deu início hoje a Campanha de prevenção e combate à Hipertensão. A doença, que mata milhares de brasileiros todos os anos, está sendo o tema de palestras educativas nos Postos de Saúde do município. O Secretário Jussival Junior participou do lançamento da campanha, que aconteceu na UBS do bairro Aldeia.

(Foto:Joaquim Neto)

Durante toda a semana, as equipes do Atenção Básica e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), irão percorrer as Unidades Básicas de Saúde do município para a medição da pressão arterial da população e ajudar nas dicas de como cuidar melhor da saúde.

(Foto:Joaquim Neto)

Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente, quase trezentas mil pessoas morrem no Brasil de doenças cardiovasculares, mais da metade decorre da pressão alta.
A pressão alta é uma doença democrática que não discrimina sexo, faixa social ou idade.

(Foto:Joaquim Neto)
A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
A pressão alta é grave, também, por ser uma “inimiga silenciosa”, pois muitas vezes o paciente não sente nada. As manifestações mais comuns a ela atribuídas, entre as quais dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz podem não ter uma relação de causa e efeito com a elevação da pressão arterial.
A pressão alta não tem cura.