Equipe de Saúde será implantada no sistema prisional Dom Inocêncio Lopez
Na manhã da última terça-feira (7), foi realizada uma reunião com o Secretário Municipal de Saúde, Jussival Júnior, Coordenadora de Gestão da Atenção Básica, Adriana Araújo Costa, Coordenadora da PNAISP, Gisela Brito, Coordenador ESUS, Paulo Alberto, Diretora de Humanização da Secretaria de Justiça- SEJUS, Agatha Zuleica Knitter e o diretor adjunto da Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopez, Ednaldo Araújo para discutir as definições e diretrizes para a implantação da equipe de apoio em Saúde para o Sistema Prisional de São Raimundo Nonato.
O programa será implantado pela Prefeitura de São Raimundo Nonato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Justiça do Piauí e é voltado para o atendimento médico dos reclusos do presídio do município.
Segundo Ednaldo Araújo, diretor adjunto do presidio, “a conquista vem facilitar o trabalho de todos os servidores, além de promover efetivamente a saúde aos apenados” – enfatizou.
O que será feito é a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), que tem como objetivo garantir o acesso dessas pessoas privadas de liberdade no Sistema Prisional à saúde com qualidade, sendo assistidos e tratados por profissionais da saúde o que determina os princípios do SUS afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Jussival Júnior.
A Equipe de Saúde Prisional é formada por médico clínico geral, médico psiquiátrico, dentista e auxiliar de saúde bucal, além de psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem e enfermeiro.