Interpi e PMSRN: parceria vai possibilitar regularizar documentos de 700 famílias em SRN

As famílias do assentamento Novo Jerusalém localizado na zona rural de São Raimundo Nonato, que ainda não haviam recebido a documentação da regularização fundiária, receberam na manhã desta quinta-feira (21) pelas mãos do Diretor do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Chico Lucas; da Prefeita Carmelita Castro e dos Vereadores Adílson Ribeiro, Jean Oliveira e Rian Marcos. A entrega aconteceu no próprio assentamento.

De acordo com o Presidente do Interpi, Chico Lucas, pelo menos 700 famílias de São Raimundo Nonato serão beneficiadas com a documentação da regularização fundiária e do Cadastro Ambientar Rural(CAR).  ” Quero aqui agradecer a Prefeitura de São Raimundo Nonato por ser parceira nessa ação. Agradecer a Prefeitura em nome da Prefeita Carmelita Castro, pelo empenho e dedicação para que essa ação hoje possa estar acontecendo. Nossa expectativa é de que até o final deste ano setecentas famílias da zona rural de São Raimundo Nonato possam estar recebendo esses documentos”.

A Prefeita Carmelita enfatizou que a entrega desses documentos não é apenas o sonho dessas famílias, mas também um sonho de todos os gestores envolvidos nessa ação. ” Estamos entregando esse documento que é uma conquista para nós gestores. Sabemos que é a concretização de um sonho para vocês, mas acreditem, é uma alegria maior para nós, em poder estar colaborando com esse momento. Em saber que hoje vocês tem o documento para afirmar sem medo, que essa terra, esse imóvel, é seu!”, disse a gestora.

A Entrega inicial às famílias, começou ainda na tarde de quarta -feira (20) em solenidade que aconteceu na sede da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, com a presença do Governador Wellington Dias, da Deputada Federal, Rejane Dias; Deputado Federa  l, Firmino Paulo; Deputado Estadual, Hélio Isaías; Secretário Estadual da Fazenda, Rafael Fontelles; Secretário Estadual da Cultura, Fábio Novo; Diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Castro Neto, Secretária Estadual do Meio Ambiente, Sádia Castro;  Prefeita Carmelita Castro; Vice Prefeito, Rogério Castro e outras autoridades do município de São Raimundo e cidades circunvizinhas..

Durante a solenidade o Governador Wellington Dias afirmou que “As famílias foram contempladas com o título de posse, já registrado em cartório, com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um instrumento que permite que elas acessem programas governamentais, linhas de créditos e financiamentos. É a oportunidade de mudança de vida e isso é extraordinário”, declarou o governador.

A Ação foi realizada também em parceria com Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Na oportunidade a Secretária Sádia Castro explicou o que significa ter em mãos o Car: “é uma exigência recente das instituições financeiras. É um documento de identificação do imóvel rural e vai permitir mais facilidade no acesso ao crédito”, afirmou Sádia Castro.

Mais informações

As famílias do Assentamento Nova Jerusalém são oriundas de uma área denominada Fazenda Guzerá, localizada no Parque Nacional Serra da Capivara, que tiveram que ser retiradas da área, nos anos de 1990, por conta da preservação ambiental da área que envolve o Parque Nacional Serra da Capivara

“As famílias, cerca de 59, tiveram que ser retiradas e foram instaladas em uma área devoluta próxima ao Parque Nacional Serra da Capivara, onde construíram casebres com paredes de madeira, cobertas de telhas, explica a diretora de regularização fundiária do Interpi, Regina Lourdes.

O Interpi assentou as famílias que tinham sido retiradas da área do Parque em uma área de pertencente ao Estado, nos limites com a área do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Na época, as famílias também receberam orientação para a substituição do cultivo de lavouras, como milho e feijão e ainda a caça de animais silvestres, pela produção de mel e outras culturas que tinham maior rendimento e que não causassem agressão ao meio ambiente. Com isso, foi possível a convivência harmoniosa destas comunidades com a preservação do patrimônio arqueológico e cultural da Serra da Capivara e das Confusões.

O diretor-geral explicou que com a aceleração do processo de modernização do Instituto de Terras, foi possível aumentar e qualificar as equipes técnicas e administrativas, bem como adquirir novos equipamentos adequados para o trabalho de campo, que fizeram a individualização dos lotes, recadastro das famílias e certificação no Sistema de Gestão Fundiária – Sigef dos assentamentos e lotes encavados na gleba pública Serra Branca (Glebas I) e Serra Vermelha (Glebas II). “Isso tudo foi possível com o importante apoio do Banco Mundial, por meio do Acordo de Empréstimo nº 8575-BR que apoia o Projeto Pilares do Crescimento e Inclusão Social”, declarou o gestor público.

Nova Jerusalém é agora o primeiro assentamento a ter seu processo de regularização concluído neste ano.