IV SARAU LITERÁRIO RETORNA TRIUNFAL APÓS DOIS ANOS DE ESPERA

Em alusão aos 100 anos da Semana de 22, alunos da Rede Municipal de Ensino dão vida a obras dos artistas que participaram desta que foi um marco na arte brasileira, a 4ª edição do Sarau Literário, realizado entre os dias 25 e 27 de novembro, encantou, emocionou e cativou o público, que estiveram presentes após dois anos de pandemia. A realização é da Prefeitura de São Raimundo Nonato e Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Durante três dias, o Sarau transformou o Centro Cultural Abrigo e a Praça do Abrigo, num mundo em que a arte moderna despejou formas e cores desconhecidas para muitos. “Foi tudo maravilhoso, estava muito ansiosa para este retorno presencial do nosso Sarau, nossos alunos foram espetaculares no sentido mais puro da palavra, estes que foram muito bem orientados pelos professores e gestores escolares. Além das belíssimas apresentações tivemos a oportunidade única de prestigiar reproduções de obras dos artistas Candido Portinari, Anita Malfati, Tarsila de Amaral e Di Cavalcante da Semana de 22 pelas mãos do artista plástico, Junior Mesquita, bem como tivemos também releituras dessas obras feitas pelos alunos das escolas da Rede.” relata a Secretária Nailer Castro

 

Ao ocupar a famosa Praça do Abrigo com arte moderna, o IV Sarau promoveu uma nova visão de mundo para aqueles que transitavam/visitavam, conhecer a arte que quebrou o vínculo artístico tradicional, para uma nova arte genuinamente brasileira. “Fiquei maravilhada com a apresentação dos alunos, desempenharam seus papeis de forma incrível, dos pequenos aos maiores. O Sarau é uma maneira de proporcionar ao aluno o papel de protagonista, apoiando e incentivando no seu desenvolvimento artístico e intelectual. Parabéns a todos pelo lindo espetáculo.” afirma a Prefeita Carmelita Castro

 

A Semana de Arte Moderna de 22

O Sarau Literário de São Raimundo Nonato é a culminância do Projeto de Leitura desenvolvido ao longo do ano letivo, com objetivo de estimular o hábito e o prazer pela leitura nos alunos. Através de atos desenvolvidos dentro da temática da Semana de Arte Moderna de 1922 as escolas da Rede transformaram o Espaço Cultural Abrigo num verdadeiro Teatro a céu aberto.

A Semana de 22 foi um movimento artístico-cultural realizado na cidade de São Paulo, no Teatro Municipal e teve como objetivo explorar a brasilidade e valorizar o nosso país como inspiração cultural e artística, já que o que se tinha até então eram obras inspiradas na arte e cultura europeia.