Prefeitura leva serviços de saúde domiciliar para pacientes acamados pelo programa Melhor em Casa

No momento, 56 usuários são acompanhados em suas residências, onde recebem a assistência necessária de equipes multidisciplinares, formadas por médico, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta, até a cura.

A Prefeitura de São Raimundo Nonato continua investindo em alternativas para facilitar o atendimento de saúde no município.

Uma delas, que tem apresentado resultados positivos e a satisfação do público assistido, é o programa Melhor em Casa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde(SMS).

O secretário municipal de Saúde, Jussival Júnior, ressalta que os benefícios do Melhor em Casa têm alcance amplo. É uma dinâmica que favorece toda a população e alivia a rede de saúde. A importância desse programa é de além de proporcionar assistência ao paciente, levar à família a possibilidade de acolhimento com o suporte de toda a equipe, em ambiente familiar onde o paciente está acolhido pelos seus entes queridos, proporcionando assim um tratamento humanizado e consequentemente uma recuperação mais rápida, que é uma das metas do governo da prefeita Carmelita Castro”, observou o secretário.

O objetivo do programa é otimizar o acompanhamento do paciente, favorecendo a recuperação total no menor tempo possível. O Melhor em Casa atende prioritariamente pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica.

No momento, 56 usuários são acompanhados em suas residências, onde recebem a assistência necessária de equipes multidisciplinares, formadas por médico, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta, até a cura. Para que um paciente seja enquadrado no Melhor em Casa é exigido que atenda a pelo menos 13 critérios clínicos, que incluem estabilização do quadro de saúde e condições para a recuperação, entre outros.

Outro aspecto importante do Programa é o envolvimento da família, que recebe da equipe orientações quanto aos cuidados com o paciente, manuseio dos materiais e a administração dos medicamentos, que também são disponibilizados pela Prefeitura.