Vacinas contra a Covid-19 chegam a São Raimundo Nonato

A Prefeitura de São Raimundo Nonato recebeu na manhã desta terça-feira (19) por meio da 13ª Regional de Saúde doses da coranavac, a vacina contra a Covid-19.

O avião com as doses pousou cerca de 9h da manhã no Aeroporto Internacional da Serra da Capivara, e as doses foram recebidas pelo Gerente da 13ª Regional de Saúde, João Eudes, pela Prefeita de São Raimundo Nonato, Vice- Prefeito, Rogério Castro e pelo Secretário Municipal da Saúde, Jussival Júnior.  Os Secretários de Saúde das cidades circunvizinhas também estiveram presentes para receber as doses destinadas a  seus respectivos municípios.

De acordo com Diretor da Regional de Saúde, João Eudes Castro, o Território da Serra da Capivara recebeu 2.330 vacinas: “A palavra para o dia de hoje é esperança, pois quem tem esperança, tem fé duas vezes. Hoje é um dia histórico para São Raimundo Nonato e para todos os municípios circunvizinhos. Recebemos duas mil trezentas e trinta doses que serão aplicadas nos profissionais de saúde. Nesse primeiro momento cada município deve ter trinta e quatro por cento dos seus profissionais imunizados”, disse o gestor.

A Prefeita Carmelita Castro também falou sobre a importância desse momento, destacando a dificuldade da população e principalmente da responsabilidade dos gestores frente a pandemia.

“Viver esse momento hoje é o início de um sonho que começa a se concretizar. Somos acostumados a viver juntos, a termos momentos em família, com amigos, no trabalho… e ter que viver o isolamento social e o distanciamento social foi muito difícil para todos. Acredito que tenha sido mais difícil ainda para nós gestores, que tivemos que ter a responsabilidade de tomar duras decisões para amenizar esse caos”, disse Carmelita.

Segundo o Secretário Municipal da Saúde, Jussival Júnior, as doses recebidas pelo município não serão suficientes para imunizar todos os profissionais que atuam na área. “Ainda são poucas doses, mas é um grande começo. Sabemos que apenas 34% dos profissionais da área serão imunizados e o critério escolhido para definir esses nomes foi o destaque que tiveram nessa luta, a dedicação, o empenho para salvar vidas”.

O chefe do executivo estadual, Governador Wellington Dias, fez questão de reforçar que todos os piauienses serão imunizados. “Queremos que o Governo Federal assegure no Plano Nacional de Imunização, a aquisição das doses necessárias. Mas o Piauí já fez reservas de vacinas através do Consórcio Nordeste, para ter doses suficientes para as 3,2 milhões de pessoas que vivem aqui”, assegurou.

A Campanha de vacinação contra a covid-19 em São Raimundo Nonato, foi lançada nesta terça-feira (19). O técnico em enfermagem Luiz Francisco da Costa Júnior, de 36 anos, foi o primeiro a ser vacinado, protagonizando um momento de muita emoção.